Tre Fontane: a aprovação da Igreja

Os passos da aprovação da Igreja para Tre Fontane

É importante sublinhar no que diz respeito as aparições, chamadas revelações privadas, que o Bispo diocesano tem que se pronunciar. Na Diocese de Roma, o Bispo é o Santo Padre. Ora, o Papa, como facilmente se compreende, não pode se empenhar a autoridade do próprio magistério para aprofundar a veracidade das revelações privadas. Para tal fim, no entanto, delega o Cardeal Vigário e os Bispos Auxiliares da Diocese de Roma.

Para Tre Fontane dois Papas, Pio XII e São João Paulo II, encorajaram diretamente a devoção à Virgem da Revelação.

Em 5 de Outubro de 1947 a imagem da Virgem é abençoada pelo Papa Pio XII na Praça São Pedro e dali transportada até Tre Fontane.

Relatamos então os passos do Vicariato de Roma em comissão pela história da Virgem da Revelação em Tre Fontane:

Em 1956 o Vicariato de Roma confia a guarda da Gruta aos Frades Menores Conventuais aos quais era já confiada em 1955 a Paróquia dos Santos Pedro e Paulo na área territorial que pertence a Gruta.

Em 1982 se constitui um Comitê, com sede no Vicariato de Roma, para a coleta de fundos com a finalidade de construir um Santuário. O Presidente desse comitê é Mons. Pietro Biancchi; como primeiro passo será edificado um altar na capela que está diante da Gruta para a celebração da Santa Missa.

Em 1987, em 12 de Abril, em ocasião do 40 aniversário da Aparição, o Cardeal Vigário Ugo Poletti visita a Gruta e preside a solene concelebração.

Em 1993 o Vicariato de Roma compra da Entidade EUR o terreno onde é situada a Gruta para a construção de um futuro santuário.

Em 1997 em ocasião do 50 aniversário, preside o Vice Gerente S. Exc. Mons. Cesare Nosiglia.

Em 1997 o Santo Padre, São João Paulo II aprovou a denominação do lugar como “Santa Maria do Terceiro Milênio em Tre Fontane”.

Em 2001, em 11 de Fevereiro, o Cardeal Vigario Camillo Ruini, aprova os Estatutos das Missionárias da Divina Revelação.