Quinta feira Santa: o dia da Santíssima Eucaristia e do Sacerdócio

Pais e Pastores insubstituíveis: nós precisamos de vós.

Hoje, uma Quinta feira Santa da qual a história se lembrará especialmente, o Senhor institui a Santíssima Eucaristia; uma Quinta-feira na qual as igrejas estarão vazias, os altares da reposição suspensos e o ingresso solene do Tríduo Pasqual, desolado e piedoso. Sim, esse ingresso no momento mais solene do ano litúrgico nos faz pensar naquelas portas antigas: baixas e estreitas, feitas de propósito para fazer inclinar a cabeça de quem entra, num gesto de humildade. Nas nossas igrejas, porém, as lâmpadas permanecerão acessas, a Palavra será proclamada e a Eucaristia consagrada.

Os sacerdotes se encontrarão em uma celebração talvez surreal e inesperada, mas repleta como sempre, de profundo significado. Ninguém será presente nessa Quinta feira, senão eles, os sacerdotes, os íntimos de Jesus, estreitos ao redor da Ceia Eucarística do Mestre. Os nossos pastores celebrarão a Santa Missa naquela intimidade que teve João ao apoiar a cabeça sobre o coração de Jesus, o coração do seu e nosso Senhor. Nesse dia que deveria ser de profunda meditação do ministério deles, talvez muitas vezes nós os distraímos com mil coisas para organizar para o Tríduo. Esse ano, caríssimos pastores, filhos prediletos de Maria Santíssima, essa circunstância vos restituiu o tempo de saborear e meditar profundamente o vosso mistério de alter Christus, em um silêncio atípico para tal dia. Vos imploramos das nossas casas, dos nossos conventos, dos nossos leitos de hospital, atrai-nos ainda para o mistério eucarístico, oferecei o nosso sacrifício unido àquele de Cristo, junto com a oração e a meditação. Precisamos de vós: vos pedimos como filhos aos pais. Não podemos fazer nada sem a vossa ajuda, nada podemos sem Jesus que vos escolheu, amou e que, por meio de vós, se faz presente em cada Sacramento que celebrais, especialmente o Eucarístico.

Com profunda e imensa gratidão pelo vosso “sim”, o vosso ministério e a vossa dedicação, vos asseguramos a nossa oração para que sempre se instaure no mundo, através de vós, a presença de Cristo e a Sua graça salvífica.

Coloquemos nas nossas orações neste dia especial os sacerdotes de ontem, hoje e amanhã.

Deus nos abençoe
E a Virgem nos proteja