Terça-feira antes da Quarta-feira de cinzas. Devoção a Sagrada Face de Jesus

“Fala-vos meu coração, minha face vos busca; a vossa face, ó Senhor, eu a procuro.” (Sal 27, 8)

O homem sempre desejou contemplar a face de Deus. Jesus nos disse: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9) e, por consequência, a contemplação da Face de Cristo é a contemplação de Deus. Olhar a face do Senhor é, em um certo sentido, um modo para conhecer sempre melhor a Pessoa de Cristo. Todavia, não é de se surpreender que os traços da face de Cristo encorajaram os cristãos desde os primeiros séculos, a conhece-lo e amá-lo sempre mais.

Imagens como a Veronica, o véu no qual é impresso a face de Cristo durante a Paixão, é somente um dentre os exemplos de “acheròpita” (imagem não realizada por mãos humanas). A mais famosa é o Sudário de Turim, o linho usado para envolver o corpo sem vida de Jesus, que tem impresso não só a sua face, mas seu corpo inteiro, mostrando as feridas da Paixão. A imagem do Sudário se tornou famosa sobretudo depois que foi fotografada e difundida no fim do século XIX. Nos últimos 200 anos, o próprio Cristo pediu a devoção a sua Sagrada Face em reparação as tantas blasfêmias e ofensas que continuamente recebe. Esta devoção foi introduzida através de duas religiosas, irmã Marie de Saint Pierre (1816-1848) e a beata Maria Pierina de Micheli (1890-1945). Em 1958, o Papa Pio XII declarou a festa da Sagrada Face de Jesus o dia anterior da Quarta-feira de cinzas (terça-feira).

A oração da flecha de ouro.
Irmã Marie de Saint Pierre, uma carmelita francesa, recebeu o pedido de Nosso Senhor de difundir a devoção a sua Sagrada Face. A irmã explicou que, em 25 de agosto de 1843, o Senhor disse a ela:

<<O meu nome é blasfemado por todos: até as crianças blasfemam e o horrível pecado fere abertamente o meu Coração. O pecador com a blasfêmia amaldiçoa Deus, O provoca abertamente, aniquila a Redenção, pronuncia a si mesmo a própria condenação. A blasfêmia é uma flecha envenenada que penetra o meu Coração. Eu te darei uma flecha de ouro per cicatrizar a ferida do pecador.>>

Em 1845, o Senhor revelou a irmã Marie que queria uma verdadeira obra de reparação e que, as almas participantes da mesma, são como Santa Veronica que superou a indiferença da multidão e enxugou a Sua Face cheia de cusparadas, suor e sangue. O Senhor disse a irmã: “Eu procuro as Veronicas que cuidam e honram a Minha Divina Face que tem poucos adoradores.”

Depois da morte de Irma Marie, em 1885, o Papa Leão XIII fundou a Confraria da Sagrada Face. Alguns dos primeiros membros foram a família de Santa Teresa de Lisieux, cujo nome religioso era Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face por causa deste devoção.

Beata Maria Pierina de Micheli e a Medalha da Sagrada Face
Como irmã Marie de Saint Pierre, a Beata Maria Pierina de Micheli, foi solicitada pelo Senhor para difundir a devoção a sua Sagrada Face. A beata conta suas experiências em uma carta ao Papa Pio XII em 1940 antes de uma audiência pessoal com o Pontífice.

Com apenas 12 anos, a beata Pierina, esperando para venerar o Crucifixo na Sexta-feira Santa, ouviu Jesus dizer: “Ninguém dá um beijo de amor em minha Face para reparar o beijo de Judas.” A futura beata respondeu, “Te darei um beijo de amor, Jesus.” Quando cresceu se consagrou a Deus e viveu uma vida de união íntima com o Senhor.

Em 1938, enquanto rezava diante do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora lhe aparece com um escapulário formado por duas partes de tecido. De um lado estava a Sagrada Face de Jesus e da outra estava a Eucaristia circundada por raios. Nossa Senhora lhe diz que:

“Todos aqueles que vestirão um escapulário como esse e farão, podendo, toda terça-feira uma visita ao Santíssimo Sacramento para reparar os ultrajes que recebeu a Sagrada Face durante a Sua Paixão e recebe a cada dia o Sacramento Eucarístico, serão fortalecidas na fé, prontas a defende-la e a superar todas as dificuldades internas e externas, e terão uma morte serena debaixo do olhar amável do meu Divino Filho”.

Em 1940, a Beata Maria Pierina realizou e obteve a aprovação eclesiástica da medalha da Sagrada Face, cunhada segundo a imagem do Rosto de Jesus que nos doa o Sudário.

A devoção à Sagrada Face na terça-feira

O Senhor pediu também que a Sua Sagrada Face fosse honrada em cada terça-feira e especialmente na terça-feira de carnaval, a terça-feira antes da quarta-feira de cinzas que abre o tempo da Quaresma. Pedindo essa devoção, Jesus apareceu coberto de sangue e disse muito entristecido a Pierina:

“Vê como sofro, me disse, e mesmo assim sou compreendido por poucos, quanta ingratidão até da parte daqueles que dizem de me amar. Eu dei o meu coração como objeto sensível do meu grande amor pelos homens e a minha Face a dou , como objeto sensível da minha dor pelos pecados dos homens e quero que seja honrada com uma festa especial na terça feira de Quinquagésima, festa precedida por uma novena na qual todos os fiéis unidos na participação da minha dor, comigo reparem.”

Em 1939 Jesus disse ainda:
“Desejo que a minha Face Sagrada seja honrada especialmente nas terças-feiras.”

Uma boa prática quaresmal
Entre os preparativos para a Quaresma, é oportuno celebrar a festa da Sagrada Face transcorrendo um pouco de tempo diante do Santíssimo Sacramento e recitando a oração da Flecha de ouro e a oração à Sagrada Face da Beata Maria Pierina de Micheli. A repetição dessa devoção toda terça-feira de Quaresma pode também ser um meio para aproximar-se de Nosso Senhor durante esse período especial do ano litúrgico.

Oração à Sagrada Face

Sagrada Face do meu doce Jesus, expressão viva e eterna do amor e do martírio divino, sofrido pela humana Redenção. Vos adoro e vos amo. Vos consagro hoje e sempre todo o meu ser. Vos ofereço, pelas mãos puríssimas da Rainha Imaculada, as orações, as ações, os sofrimentos desse dia, para expiar e reparar os pecados das pobres criaturas. Fazei de mim Vosso verdadeiro apóstolo, que o Vosso olhar me seja sempre presente, e se ilumine de misericórdia na hora da minha morte. Amém.

Sagrada Face de Jesus, olhai-me com misericórdia.