Quais são as etapas de formação

A “Escola de Maria”: etapas de formação

Nós chamamos o dia em que se entra na Comunidade: “entrada na escola de Maria”. Marca a passagem, que com a vida comunitária se tornará sempre mais definitiva, da vida “do mundo” à vida oferecida a Deus pelas mãos de Maria Santíssima, Virgem da Revelação.

As etapas de formação irão da formação humana àquela intelectual e espiritual para chegar à formação integral da pessoa. Ela terá assim aprendido a conhecer a si mesma para poder, através da Comunidade, dar o melhor de si em dom a Deus e a Igreja para cooperar na salvação das almas.

Com o ingresso na escola de Maria, terá início o primeiro degrau da vida religiosa que é o Aspirantado, período em que se entra nas dinâmicas comunitárias acompanhadas pela madre mestra, que cuidará em introduzir a aspirante, não apenas nos serviços ordinários da comunidade, mas também e especialmente na vida litúrgica, no conhecimento do carisma, na devoção Mariana.

Depois deste período de “inserção” na comunidade seguirá o Postulantado, no qual, com uma cerimônia muito simples, mas tocante, se entra na Comunidade e se recebe o hábito de postulante – primeiro sinal externo da própria consagração – diferente obviamente daquele das professas.

Um outro importante momento seguinte ao período do Postulantado é o Noviciado em que, com uma solene cerimônia a postulante receberá o Santo Hábito e o nome religioso que marca para todos os efeitos o início da nova vida em Cristo. O nome é escolhido pela madre superiora em base ao que disse o profeta: “Receberás então um novo nome, determinado pela boca do Senhor” (Is 62,2).

Desde esse momento, começará também o treinamento das irmãs na nova evangelização e a formação se tornará também teológica e espiritual. A noviça começará também a aprofundar o significado dos votos de pobreza, castidade e obediência, precisamente para se preparar e para compreender melhor o significado dos Santos Votos que emitirá com a profissão temporária e, renovados por ao menos três vezes, serão emitidos depois solenemente no rito da profissão Perpétua.

É neste rito que se tornará eternamente Esposa de Cristo, eis porque usará o anel de ouro (diferente daquele dos votos temporários que é de prata). Jesus, o Rei dos Reis nos faz Suas e nos exorta: “Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida” (Apocalipse 2, 10)

A Missionária da Divina Revelação vive a sua vida com a consciência de ser a esposa de Jesus e que a Ele deu toda a vida em espírito do “Serviam” (Te servirei) para cooperar na salvação das almas que o Senhor porá no seu caminho, unida à Maria, Virgem da Revelação.