Conselhos para as vocações

Deus nos abençoe e a Virgem nos proteja.

Estou feliz que tenha nos encontrado em nosso site. Nesta seção, você encontrará alguns pensamentos para ajudar a compreender o que é a vocação religiosa e como reconhecê-la.

As vocações são uma exclusiva iniciativa de Deus: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi” (Jo 15, 16), a qual fomos convidados a dar uma generosa resposta de amor. O meu papel na Comunidade é também aquele de acompanhamento espiritual pelo processo de discernimento.

Tantas jovens estão experimentando como são verdadeiras as palavras do Santo Padre Bento XVI, pronunciadas no início do seu pontificado: “Quem faz entrar Cristo, nada perde, nada absolutamente nada daquilo que torna a vida livre, bela e grande… Ele não tira nada, ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo” (Praça de São Pedro, 24 de abril de 2005).

Esta é a verdadeira felicidade: compreender e viver a vontade de Deus!

Se você sentiu o gentil chamado do Senhor à vida religiosa, é possível que tinha ficado surpresa… Normalmente a primeira resposta que se dá ao chamado do Senhor é… o medo! Quando o Senhor começa a fazer conhecer a sua vontade, nós respondemos com outras perguntas…: “Quem? Eu?”… “Mas, eu não sou boa o bastante, santa o bastante, tenho tantos defeitos!”… “E se estivesse cometendo um erro?”. Não te preocupes, também os profetas responderam com objeções, mesmo a Virgem Maria “perturbou-se” e a resposta foi sempre a mesma: “Não temas!”.
Com o tempo e a oração, o medo desvanecerá e será substituído pelo desejo de descobrir a vontade de Deus. Isso trará uma paz e uma alegria que a nenhuma outra coisa poderá ser igualada. Uma jovem mulher aberta ao chamado a dar sua vida a Cristo descobrirá que só ela pode se entregar a este irresistível chamado que o Senhor colocou no seu coração. “Seduzistes-me, Senhor; e eu me deixei seduzir! Dominastes-me e obtivestes o triunfo” (Jer 20,7).

Fico feliz em ajudar você de todos os modos possíveis. Não hesite em entrar em contato comigo para perguntas, sabendo que me alegro com a oportunidade de partilhar contigo o que significa ser uma mulher consagrada. O Senhor quer revelar o projeto de amor que Ele tem para você desde sempre, e lhe dará a graça de responder com um coração generoso e cheio de alegria.

Em comunhão com o Santo Padre no curso deste Ano da Fé, convido você a dirigir uma oração à Virgem Maria, para que em toda a Igreja amadureçam as vocações à serviço da “nova evangelização”.