O Espírito Santo, Doce Hóspede da alma

Pentecostés -Palomino Y Velasco, Acisclo Antonio ©Museo Nacional del Prado

 

O relato de Pentecostes apresentado pelos Atos dos Apóstolos está repleto de imagens peculiares e significativas. O Espírito Santo vai além dos limites do Cenáculo onde os Apóstolos estão reunidos e, com o rugido do vento e sob a aparência de línguas de fogo, desce sobre cada um deles. Os efeitos desta vinda são imediatos e a Igreja se manifesta como tal pela primeira vez. É precisamente com a descida do Espírito Santo que os apóstolos superam a timidez e saem para começar a pregar o Evangelho a todas as nações como o Senhor lhes ordenou. Para os judeus, a festa de Pentecostes comemorava a promulgação da Lei no Sinai. Segundo São João Crisóstomo, “os apóstolos não saíram carregando tábuas de pedra como Moisés nas mãos, mas levando o Espírito em suas mentes e dando o tesouro e a fonte da doutrina e das graças”. (Matt Hom. 2 Cor 3,3)

 

 

 

Em Pentecostes, vemos que a ação do Espírito Santo marcou o corpo da Igreja como um todo e cada membro individualmente. As línguas de fogo que descem sobre a cabeça dos apóstolos são um símbolo da ação do Espírito Santo em suas vidas. De fato, o caminho e a ação da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade sobre os indivíduos não para no tempo, mas continua hoje com a mesma força que usou naquele Pentecostes há muito tempo. São Paulo lembra-nos que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (cf. 1 Cor 6,19) e é no momento do Batismo que este “Doce Convidado” entra nas nossas almas. Santa Maria Maddalena de Pazzi disse que morreríamos de amor se víssemos a beleza de nossa alma com a presença de Deus nela. Portanto, como cristãos, devemos aproveitar esta relação íntima com Deus dentro de nós, aproximando-nos cada vez mais dEle em amor e sempre nos esforçando para ser um templo adequado para o Altíssimo.

 

O Senhor deseja que não apenas estejamos livres do pecado, mas que brilhemos com as virtudes da fé, da esperança e da caridade, para que, como os Apóstolos, também possamos difundir a mensagem do Evangelho. As Escrituras falam claramente da necessidade de o Espírito Santo “nos guiar a toda a verdade” (Jo 16,17) e, portanto, não podemos conhecer a vontade de Deus para nós sem a sua ajuda (cf. Rm 11,34). Portanto, o Senhor nos auxilia com os dons de conhecimento, a inteligência da fé, sabedoria e conselho para ajudar nosso intelecto a ver as coisas como Deus as vê, e com os dons de fortaleza, piedade e temor do Senhor, que fortalecem nossa vontade para seguir o caminho da santidade. Mesmo quando não sabemos o que pedir a Deus, é o Espírito que, “com insistência, intercede por nós, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8,26) para nos ajudar nas nossas necessidades mais profundas.

 

Pentecostés -Palomino Y Velasco, Acisclo Antonio ©Museo Nacional del Prado

 

O Espírito Santo nos ajuda de muitas maneiras. Às vezes, podemos sentir sua ação como o fogo purificador da fé que nos chama a abandonar um determinado caminho ou comportamento contrário ao Evangelho. Em outras ocasiões, ajuda-nos com aqueles pensamentos delicados e inspirações que naturalmente correm em nossos corações todos os dias. Em tudo somos encorajados a aproximarmo-nos da fonte de luz, força, consolação e santidade que nunca cessa, para que a chama do Evangelho ilumine a nossa vida e se espalhe também para os outros. Quanto mais correspondemos aos dons do Espírito, mais podemos trazer os frutos do Espírito em nossa vida: amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Esses frutos garantem que o que era difícil se torne suportável ou mesmo fácil para nós e que, em todas as situações, possamos nos encher de alegria cristã.

 

O cardeal Mercier deu este conselho sobre como cultivar nosso relacionamento com o Espírito Santo e crescer em nosso amor por ele.

 

Oração do Cardeal Mercier ao Espírito Santo

“Quero revelar-vos o segredo da santidade e da alegria. Se todos os dias, por cinco minutos, vocês souberem impor o silêncio à sua imaginação e fechar os olhos a todas as coisas externas e os ouvidos a todos os ruídos da terra para entrar em vocês, e aí, no santuário da sua alma batizada, que é o templo do Espírito Santo, fale a este hóspede divino e diga-lhe:

 

Ó Espírito Santo, alma da minha alma,
Eu Vos amo!
Iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, consolai-me,
Dizei-me o que fazer,
Dai-me suas ordens.
Eu prometo submeter-me ao Vosso desejo em tudo
e aceitar o que Vós quiserdes me enviar!
Apenas ensinai-me Vossa vontade.

 

Se você fizer isso, repito, sua vida fluirá feliz, serena e consolada, mesmo que em tribulações, porque a graça será proporcional à prova e lhe dará forças para suportá-la e chegará ao Céu cheio de méritos. Esta submissão ao Espírito Santo é o segredo da santidade.”

 

A virgem Santíssima esteve presente no Cenáculo com os Apóstolos enquanto se preparavam para receber o Espírito Santo. Rezamos para que ela mesma interceda por nós para que recebamos abundantemente os dons do Espírito Santo nesta solenidade de Pentecostes e abramos espaço em nossos corações para o Doce Convidado da alma.