Vida Consagrada “Luz para iluminar as nações” (Lc 2, 32)

«Lumen ad revelationem gentium». Estas são as palavras que hoje ressoam fortemente na Igreja que recorda a Apresentação de Jesus no Templo. A procissão inicial, as velas acesas e as palavras do Evangelho introduzem o mistério daquele Menino, a verdadeira luz que ilumina o mundo (cf. Jo 1, 9). É precisamente esta consciência que animou o profeta Simeão naquele dia a proclamar o seu cântico; é o esplendor de Jesus que levou a profetisa Ana a falar dele como o Redentor e, ainda, é a franqueza de Deus que Maria e José, oferecendo o Senhor no Templo, deram ao mundo. Há dois mil anos, muitos homens e mulheres seguem os passos desta luz, consagrando suas vidas, sejam jovens ou adultos, para serem um reflexo daquele esplendor que viram nos olhos de Cristo.

É a eles que São João Paulo II quis dedicar um Dia Mundial, sublinhando assim a importância fundamental da sua doação para a Igreja e para o mundo inteiro. Eles, como Simeão, são chamados a fixar o olhar no Senhor e anunciá-lo ao mundo como “luz para iluminar as nações” (Lc 2,32). Não só isso, mas pela profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência, os religiosos fazem de Jesus o seu único amor; fazem Dele sua riqueza exclusiva e escolhem a vontade do Pai como único projeto de vida.

Neste 27º Dia Mundial da Vida Consagrada, então, invoquemos a misericórdia de Deus para estes filhos da Igreja, chamados a seguir o Senhor. Pedimos-lhe, princípio e fim de toda vocação, que dê a cada consagrado a graça de responder prontamente à sua voz. Invoquemos sobre eles o Espírito Santo, para que estes homens e mulheres nunca se desviem desta árdua missão e guardem fielmente o generoso amor com que um dia disseram “sim” a Deus.