Tradição da Benção do Menino Jesus

O terceiro domingo do Advento é denominado domingo em Gaudete pelas palavras da antífona de entrada: “Alegrai-vos sempre no Senhor; Repito, alegrai-vos. Na verdade, o Senhor está perto” (Fl 4, 4-5). Neste domingo é celebrada uma tradição importante: a bênção do Menino Jesus na Praça de São Pedro pelo Papa.

 

A cerimônia começa com a recitação do Angelus, que é uma meditação sobre o mistério da Encarnação do Senhor. Depois, a convite do Papa, as crianças erguem as suas imagenzinhas do Menino Jesus que serão colocadas nos presépios, enquanto o Santo Padre lhes dá a bênção. Após a bênção, eles voltam para casa para guardar o Menino em um local especial, até que seja colocado na manjedoura no dia de Natal.

 

Olhar para as pequenas imagens do Menino Jesus é um convite a contemplar a maravilhosa realidade do Natal. Deus, criador do céu e da terra, abandona o céu para se tornar criança para se aproximar dos homens. A inocência e a beleza da criança divina nos convidam a responder, preparando um lugar para Ele em nossos corações. A simplicidade do Domingo dos Meninos Jesus é um convite ao nosso mundo complexo para recordar a proximidade de Deus em todas as situações que enfrentamos e que este é um verdadeiro motivo de alegria para nós. As imagens do Menino Jesus são um convite a viver um Natal autêntico, imitando as crianças que amam com amor o Menino Jesus “deles” que se aproxima para nos trazer amor, grande alegria e consolação.

 

No ano passado, o Papa Francisco deu este conselho às crianças: “Quando rezais em casa, diante do presépio com a vossa família, deixai-vos atrair pela ternura do Menino Jesus, nascido pobre e frágil entre nós para nos dar o seu amor”.

 

Continuamos nossa jornada de Advento, continuando a preparar um lugar para o Menino Jesus em nossos corações. Que a nossa Mãe Santíssima nos abençoe e nos ajude a fazer do nosso coração um berço cheio de amor para deitar o Seu Filho Jesus.