A nossa maternidade espiritual

 

Mais uma vez estamos aqui no nosso encontro mensal neste ano em que festejamos o vigésimo aniversário de fundação da nossa Comunidade.

Com prazer dividimos com vocês um pouco da nossa missão espiritual, especialmente da nossa maternidade espiritual para com os sacerdotes e seminaristas. Como nos lembra a nossa regra de vida, as Missionárias da Divina Revelação, seguindo o exemplo da Virgem Maria, Mãe da Igreja e trazendo no coração o mais ardente zelo pelas almas, se doam na oferta de cada dia e na oração pela santificação dos sacerdotes, pois é a «Ela que as Missionárias confiam a sua espiritualidade e o seu apostolado» (cfr. Regra de Vida, n. 4).

Esse aspecto da nossa vida é vivido quase inteiramente no escondimento, longe dos olhos do mundo, pois sabemos bem que Aquele que nos chamou à consagração religiosa recebe com amor o que Lhe oferecemos também por amor, transformando nossa oferta em graças para toda a Igreja. Tudo o que fazemos, então, por dom de Deus tem um valor muito maior do que parece ter. É uma alegria imensa saber que um simples gesto como limpar, lavar, passar, estudar e sobretudo rezar, quando realizado sob a obediência e em união ao Coração de Jesus, se torna força e consolação para nossos irmãos, ministros da Palavra e do Altar, que combatem todos os dias à frente das paróquias, das reitorias, dos seminários, das capelanias, em terras de missão… Esses nossos irmãos que, como nós, desejam levar o amor e a beleza de Deus a mais e mais pessoas e que precisam tanto de serem sustentados espiritualmente, são também nossos filhos espirituais.

Algumas vezes nos perguntam se não sentimos falta de sermos mães, já que somos mulheres como nossas mães, irmãs e amigas que deixamos no mundo. Pode parecer estranho, porque realmente a nossa feminilidade não mudou depois que nos tornamos esposas de Jesus, mas a maternidade não nos faz falta porque na nossa consagração tudo tem como finalidade nosso amado Esposo, e então, aprendemos com o tempo a gerar espiritualmente no coração muitos filhos, mais do que poderíamos imaginar, e creiam, a nossa maternidade é completa e somos muito felizes por esse dom sobrenatural que não se explica com as categorias puramente humanas!

Vivemos a maternidade espiritual também em maneira comunitária, pois a cada dia oferecemos nossas jornadas de trabalho e orações, desde antes do sol nascer, pelos sacerdotes, como intenção especial na recitação do Santo Rosário, e todas as quintas feiras a adoração eucarística comunitária é oferecida também por eles. Especialmente nas sextas feiras o Santíssimo Sacramento é exposto em nossa capela durante todo o dia e nos turnos de adoração, cada Missionária é chamada a introduzir os sacerdotes no seu íntimo diálogo com o Amado, suplicando por eles as graças das quais necessitam, nessa jornada de oração a eles dedicada especificamente.

Além disso, a causa do nosso apostolado e das missões que somos chamadas a realizar na Itália e no mundo, conhecemos diretamente muitos sacerdotes, e nesses casos, podemos experimentar além da maternidade espiritual, a beleza da amizade come descreve São Francisco de Sales na sua Introdução à Vida devota: «É belo podermos amar na terra como se ama no céu, e aprender a nos amar nesse mundo como faremos eternamente no outro».

Convidamos a todos a rezarem sempre pelos sacerdotes sem os quais não poderíamos receber os Sacramentos que nos sustentam na peregrinação rumo ao Céu e para que as vocações sacerdotais possam florescer abundantemente no jardim da Igreja.

Deus nos abençoe
E a Virgem nos proteja