Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão – “Mater et Caput”

9 de Novembro: Festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão

 

 

A Basílica de São João de Latrão é a Igreja Matriz e Cabeça de todas as igrejas de Roma e do mundo: assim é solenizado em um baixo relevo no ingresso da Basílica.

 

 

O nome Latrão (Laterano in italiano) deriva do fato de a Basílica ter sido construída na propriedade da família dos Laterani, herdada por Fausta, esposa do Imperador Constantino. Foi consagrada pelo Papa Silvestre em 9 de novembro de 324, e é por isso que a Liturgia a comemora neste dia. A festa que celebramos é de especial importância porque a Basílica de Latrão foi a primeira igreja dedicada ao Santíssimo Salvador e encomendada pelo Imperador Constantino. Até hoje, toda a Igreja celebra esta festa como um testemunho de unidade com o Papa, que é Bispo de Roma e Cabeça da Igreja universal.

Esta basílica testemunha um acontecimento prodigioso que mudou profundamente o cristianismo nos primeiros séculos, graças à visão que teve o imperador Constantino.

 

 

O bispo Eusébio de Cesaréia, amigo e conselheiro de Constantino, relata que o imperador, na noite anterior à batalha contra seu inimigo Maxêncio que lutava pelo domínio total do Império Romano, se perguntava a qual deus pedir ajuda para a proteção e a vitória da batalha. Ele decidiu homenagear o deus adorado em sua família, o deus Sol e, orando a ele, pediu-lhe que revelasse quem ele era. Foi então que surgiu no céu a visão de uma cruz luminosa, que foi vista por todo o exército, com a inscrição In hoc signo vinces”, ou seja: “com este sinal vencerás”. Além disso, na manhã seguinte ele mandou decorar os escudos do exército com o sinal da Cruz.

A batalha ocorreu em 28 de outubro de 312 perto de Saxa Rubra e terminou na Ponte Milvio. Maxêncio se afogou com seu cavalo no rio Tibre e Constantino entrou em Roma triunfante. Graças a esta vitória, o imperador pôs fim às perseguições contra os cristãos que haviam passado por duras perseguições durante três séculos, nos quais muitos cristãos foram martirizados. Autorizou publicamente o culto cristão, com o famoso edito de Milão em 312.

 

 

A Basílica, que inicialmente foi dedicada pelo próprio imperador ao Santíssimo Salvador como agradecimento pela vitória alcançada, só mais tarde será dedicada a São João Batista e a São João Evangelista e será popularmente chamada de São João de Latrão.

 

 

 

A importância da “dedicação da Basílica de Latrão” realça o fato de que pela primeira vez os cristãos puderam reunir-se livremente em união com seu bispo para o culto e receber o ensino da doutrina da verdade. Desde então, a Basílica é também a Catedral de Roma e do mundo. Aqui o Papa tem a sua cátedra como sinal de seu ensinamento, seu magistério e sua presidência. Por isso o ministério petrino começa quando o Papa eleito toma posse da cátedra de São João de Latrão.

Este edifício representa a Igreja-assembleia, formada pelas pedras vivas dos cristãos que, ontem como hoje, continuam a testemunhar a sua fé em Cristo Jesus, o Santíssimo Salvador.