Haurietis Aquas

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus se espalha graças às revelações privadas feitas por Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira Visitandina do Convento de Paray le Monial, na França, e propagadas por seu confessor, o padre jesuíta Claude La Colombière (1641-1682). A festa do Sagrado Coração foi celebrada pela primeira vez na França em 1685 e tornou-se universal para toda a Igreja Católica somente em 1856, graças ao Papa Pio IX.

 

No centenário da extensão a toda a Igreja da festa do Sagrado Coração de Jesus, Pio XII escreveu a encíclica Haurietis Aquas (1956). A encíclica tem uma configuração bíblica, a partir do título, que é uma citação do livro do profeta Isaías (12,3): “Tirarás água com alegria das fontes da salvação”.

 

A Igreja sempre teve em alta estima o culto ao Sagrado Coração de Jesus e sempre fez todos os esforços para defendê-lo dos preconceitos e acusações de sentimentalismo. Mesmo por alguns católicos, aliás, mesmo animado por um zelo sincero pela difusão da verdade, este culto era considerado supérfluo, adequado mais para mulheres e pessoas simples do que para pessoas educadas, pois seria uma devoção impregnada mais de sentimento de “pensamentos e afetos nobres” (Haurietis Aquas, nn. 4-7).

A encíclica evidencia o sentido profundo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, isto é, o amor de Deus, que ama o mundo desde a eternidade e por ele deu o seu Filho (Jo 3, 16; cf. Rm 8, 32). A encíclica do Papa Pio XII baseia esta devoção na Palavra de Deus, sublinhando algumas passagens do Antigo e do Novo Testamento em que se exalta a caridade divina para com os homens, que teria encontrado o sinal mais admirável no adorável Coração do Divino Redentor (ver Haurietis Aquas, nº 15).

 

Moisés e os Profetas, entendendo que o fundamento de toda a Lei estava colocado no mandamento do amor, descreveram todas as relações existentes entre Deus e seu povo usando comparações tiradas do amor mútuo entre pai e filhos, ou do amor dos cônjuges, em vez de representá-los com imagens severas inspiradas pelo domínio supremo de Deus (cf. Haurietis Aquas, n. 16). Como esquecer as belas expressões de Moisés no cântico de libertação do povo da escravidão no Egito: “Como águia que zela pela sua ninhada, que voa sobre a sua prole, abriu as asas e tomou-a, levantou-o com suas asas” (Dt 32, 11)? Como não se comover com as palavras apaixonadas de Deus ao seu povo, relatadas pelo profeta Oséias: “Quando Israel era jovem, eu o amei e do Egito chamei meu filho. A Efraim ensinei andar segurando-o pela mão, mas eles não entenderam que eu me importava com eles. Eu os atraí com laços de bondade, com laços de amor. Eu era para eles como quem ergue uma criança até o rosto. Inclinei-me sobre ele para alimentá-lo” (Os 11, 1,3-4)? E que amor resplandece nas palavras maravilhosas do profeta Isaías: “Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.” (Is 49, 14-15).

 

Este amor de Deus tão terno, indulgente e longânime, que, embora indignado com as repetidas infidelidades de seu povo, nunca chegou a repudiá-lo definitivamente, foi o prelúdio daquela caridade ardente, que o Redentor prometido derramaria de seu Coração amoroso para todos, e que deveria ter se tornado o modelo do nosso amor e a pedra angular da Nova Aliança (cf. Haurietis Aquas, n. 18). Não há dúvida de que Jesus Cristo, através da Encarnação, possuía um verdadeiro corpo humano, dotado de todos os sentimentos que lhe são próprios, e também é verdade que Ele foi dotado de um coração físico, em tudo semelhante ao nosso, capaz de palpitar com amor e todas as outras afeições sensíveis (cf. Haurietis Aquas, 25).

 

A Palavra de Deus assumiu uma verdadeira e perfeita natureza humana e moldou e modelou um coração de carne que, não menos que o nosso, foi capaz de sofrer e ser traspassado, em vista da Redenção humana que teria alcançado com a sua paixão e Cruz, mostrando-nos assim o seu amor infinito (cf. Haurietis Aquas, 27).

Por meio da Encarnação, o Filho de Deus se uniu a cada homem: trabalhou com mãos humanas, pensou com mente humana, agiu com vontade humana, amou com coração humano e por isso pode estar perto de nós. em todas as nossas situações.

Coração de Jesus, generoso para com todos que vos invocam, tende piedade de nós!